Nota de Solidariedade aos professores e professoras da rede pública estadual

O SINDISAN, sindicato que congrega os trabalhadores e trabalhadoras na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe, vem manifestar irrestrita solidariedade aos professores e professoras da rede pública estadual de ensino e, igualmente, à entidade sindical que representa a categoria, o SINTESE, em função da fala agressiva e desrespeitosa do governador do Estado, Fábio Mitidieri, dirigida aos educadores e educadoras da rede estadual, na última segunda-feira, dia 1º, durante a cerimônia de inauguração das reformas físicas do Centro de Excelência Nelson Mandela, em Aracaju.

No citado evento, professores, professoras e dirigentes sindicais protestavam pacifica e legitimamente contra mais uma proposta que vem sendo construída pelo governo Mitidieri para atacar e retirar direitos do magistério estadual. Mas, em lugar do diálogo com a categoria, de forma vil, o governador preferiu a verborragia e a virulência ao chamar os professores/as de “preguiçosos” e que só “protestavam por dinheiro”.

Para nós, do SINDISAN, não soa como surpresa a fala arrogante, prepotente e virulenta de um governador acostumado aos mimos e regalos típicos de quem nasceu em berço de ouro; ao conforto do ar-condicionado dos gabinetes, cercado de assessores para tudo; e que acha que trabalho e sair do seu gabinete para ir cortar fita em inauguração de obras.

Certamente, se trabalhasse mesmo, dando 200 dias letivos num ano, em escolas muitas vezes com precárias condições de trabalho e recebendo o salário atual de um professor – e não o maior salário de governador do Brasil (R$ 44.008,52), no menor estado da federação e um dos mais pobre –, Fábio Mitidieri não se atreveria a chamar nenhum trabalhador da educação de preguiçoso.

Ao passo que repudiamos essa fala do governador, reiteramos a nossa irrestrita solidariedade aos professores e professoras de Sergipe e à entidade sindical SINTESE.

A direção do SINDISAN.

Aracaju, 04 de outubro de 2024