nota solidariedade

NOTA DE SOLIDARIEDADE

nota solidariedade

O SINDISAN – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe – vem a público se SOLIDARIZAR com os professores e professoras da Rede Estadual de Ensino de Sergipe e com o seu sindicato, o SINTESE, pela luta por garantia de direitos históricos do Magistério Sergipano – triênio, redução de carga horária por tempo de serviço e a incorporação de gratificações para a aposentadoria –, conquistados a duras penas em seu Estatuto e Plano de Carreira, e que agora estão sendo ameaçados, no apagar das luzes de 2019, por projetos de lei do Governo do Estado encaminhados para a Assembleia Legislativa.

Os professores e professoras da Rede Estadual, liderados pelo SINTESE, estão em greve desde o dia 26 de novembro e ocuparam, desde então, a sede do Parlamento Estadual, como forma legítima de protesto contra mais esses projetos do governo Belivaldo que ferem conquistas da categoria, dando uma verdadeira aula de luta por direitos e por cidadania.

Vale lembrar que o Magistério Sergipano, já extremamente sacrificado pelas péssimas condições de trabalho oferecida nas escolas da Rede Estadual, tem tido negado o direito conquistado em lei federal ao reajuste anual do valor do Piso Salarial Nacional da categoria. Para além desse arrocho em seus salários, agora se vêm ameaçados por mais retiradas de direitos, em uma conjuntura já bastante perversa, de ataques, por parte do governo federal, aos direitos e conquistas históricas de todos os trabalhadores brasileiros, com a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência e a desregulamentação total do mundo do trabalho.

O SINDISAN reconhece o valor dos trabalhadores em Educação para a formação da nossa sociedade. Países ou Estados que avançaram socialmente, o fizeram a partir da valorização inequívoca dos seus educadores, reconhecendo-os como peças-chave do desenvolvimento social, econômico e civilizatório, nunca vilipendiando os seus direitos, como vem acontecendo no Brasil e em Sergipe.

Toda a nossa solidariedade e apoio ao Magistério Sergipano e ao seu sindicato, o SINTESE, pela condução da greve e pela luta para preservar as conquistas históricas da categoria

Só a luta conduzirá os trabalhadores e trabalhadoras à vitória final.

Avante e sempre!

 

A Direção do SINDISAN

Share this post