SINDISAN junto com movimentos sindical e social farão ato contra a privatização da DESO

No dia 25 de agosto a Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO – completa 55 anos de fundação. Construída com a força e o suor dos seus trabalhadores, a maior empresa pública sergipana figura hoje entre as 13 melhores companhias públicas de saneamento do país, mas está prestes a ser fatiada e parte dos seus serviços passar para a iniciativa privada por 35 anos, no próximo dia 4 de setembro, quando acontece o leilão da concessão regionalizada dos serviços público de abastecimento de água e esgotamento sanitário do estado.

Sem ter o que comemorar e em protesto contra a continuidade do processo de privatização da DESO, o SINDISAN, com apoio da Central Única dos Trabalhadores, dos movimentos sindical, social e popular, além de diversas lideranças políticas, realizará na próxima segunda-feira (26), a partir das 7h, um ato público em frente à sede da empresa, na Rua Campo do Brito, 331, em Aracaju.

“Os trabalhadores e trabalhadoras da DESO não têm o que comemorar neste aniversário de 55 anos da Companhia, diante dessa política entreguista que vai privatizar a maior empresa pública de Sergipe, num processo sem nenhum debate com a população e que só vai beneficiar o grande capital, não os sergipanos, que pagarão caro pela tarifa sem garantia de melhoria dos serviços, como já vem acontecendo onde a privatização chegou, como no Rio de Janeiro e em Alagoas”, afirma o presidente do SINDISAN, Silvio Sá.

“Estamos de luto pelo avançar do processo de privatização, já que o leilão deverá acontecer daqui a pouco mais de uma semana, mas seguiremos na luta, defendendo a DESO como empresa pública e o saneamento básico como direito da população, não como mercadoria para beneficiar alguns. Então, pedimos o apoio de todos e todas para, no dia 26, vestidos de preto, estarem na porta da DESO para protestar e defender o maior patrimônio público dos sergipanos”, convoca o sindicalista.