Veja 8 sinais que você tem um péssimo chefe
Qual tipo de chefe você tem? Um líder que consegue identificar as dificuldades de seus subordinados e ouvi-los pode evitar situações rotineiras que podem sabotar as relações profissionais. Veja se seu chefe tem esses sinais e o que pode ser feito para reverter essa situação.
1 – Ele não define valores: não ter autoconhecimento é o principal elemento que faz seu chefe ser um péssimo gestor. Não saber as próprias competências comportamentais, valores e princípios deixam seus subordinados confusos quanto à liderança.
2- Antipático e retraído : a falta de conexão emocional com os profissionais é outro importante que torna o chefe uma pessoa detestável. Ouvir os subordinados é um caminho fundamental. O chefe que não sabe escutar seus liderados, provoca um distanciamento entre ele e a equipe.
3 – Ele não sabe controlar os nervos: se o seu gestor age por impulso e se deixa leva pelos sentimentos, ele mostra imaturidade diante dos desafios, o que pode deixar a equipe insegura com a gestão. É necessário que o líder passe, acima de tudo, tranquilidade para a equipe.
4 – Refém das metas da empresa: esse é um dos erros mais difíceis de mudar. Se o chefe tem dificuldade em dizer “não” à diretoria da empresa e concorda com metas que são inalcançáveis, as quais serão atribuídas aos seus subordinados, ele poderá causar um sentimento de insatisfação generalizado, além de desmotivação de sua equipe.
5 – Ele tem seus “favoritos”: seu chefe tem um “escolhido”? Por mais que o seu gestor tenha afinidade por algum ou alguns dos seus funcionários, ele não pode deixar isso transparecer pois pode gerar um clima de intriga e injustiça dentro da equipe.
6 – Ele faz promessas que não serão cumpridas: ao fazer falsas promessas, o como aumento salarial, novo cargo, o chefe acaba por criar expectativas momentâneas entre seus subordinados, o que mais tarde, pode provocar um forte sentimento de desmotivação.
7- Ele nunca está errado: a incapacidade de escutar, ou ter a absoluta convicção de que somente ele está certo ou ainda que ninguém pode dar sugestões, abala as chances dele se tornar um líder de engajar e motivar os seus profissionais que trabalham com ele.
8 – Ele não dá retorno : você faz o seu trabalho, mas não tem noção onde está errando. Há ainda a possibilidade do seu chefe de dar um retorno sobre posturas suas do passado. É preciso dar um retorno profissional, mais amplo, que não seja específico de um episódio ou momento do passado.
(Fonte: iBahia.com)