CNU realiza Congresso Extraordinário e elege nova diretoria

Congresso contou com a participação de cerca de 150 dirigentes de federações

Com o lema “A nova unidade para fortalecer os urbanitários e urbanitárias do Brasil – O nosso futuro começa agora!”, cerca de 150 dirigentes sindicais das federações urbanitárias (FNU, FRUNE, FRUSE, FURCEN e FESUL) participam do Congresso Extraordinário da Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU, importante evento para o ramo urbanitário que ocorreu entre os dias 12 e 13 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

O Congresso Extraordinário da CNU, além do seu papel principal de eleger uma nova direção, proporcionou a possibilidade de se realizar mesas importantes sobre análise de conjuntura. No seu segundo e último dia (13), convidados especiais fizeram exposições em alto nível.

Participaram da mesa de análise da conjuntura Juvandia Moreira, vice-presidenta da CUT; Jane Santana, secretária-geral da CUT-RJ; Vitor Pagani, representante do Dieese; Aroaldo Oliveira da Silva, presidente da IndustriALL-Brasil; e João Cayres, secretário sub-regional Brasil da ISP. A mesa foi coordenada pelos dirigentes Gilberto Santana, Sinergia-BA, e Madalena Sena Oliveira, Sindurb-PE.

Ainda no dia 13, os congressistas elegeram a nova diretoria Plena, diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNU, além de debater os desafios para essa nova organização urbanitária. A companheira Iara da Costa Nascimento, dirigente do SINDISAN e da FNU, foi eleita vice-presidente de Relações Institucionais da Confederação.

Com unidade, os delegados do Congresso Extraordinário da CNU elegeram por aclamação a sua nova diretoria para a gestão 2024/2028, nesta terça-feira (13/8).

» Conheça a nova diretoria.

A CNU, agora consolidada do ponto de vista legal, é a ponta de lança de muitas lutas em defesa das pautas dos trabalhadores e trabalhadores dos setores de energia elétrica, saneamento, gás e meio ambiente.